sexta-feira, 22 de julho de 2011

A primeira do nosso Ayrton Senna

BOA TARDE PESSOAL.
Hoje estava vendo alguns vídeos e achei este da primeira vitória na fórmula 1 do nosso inesquecível Ayrton Senna. Foi no GP de Portugal de 1985, sua primeira temporada na Lotus, que naquele ano contava com motores Renault e era patrocinada pela J. P. Special, com as cores preto e dourado, muito famosa até hoje.
Na primeira do nosso grande Ayrton Senna, tinha que ser com emoção, tinha que ser com chuva!!! E não era pouca! Caia o mundo naquele domingo no circuito de Estoril - Portugal. Ali, começou a ser escrita uma tragetória de vitórias incríveis, sendo muitas no braço mesmo, tendo que superar a diferença de equipamento com o talento natural deste brasileiro que tanto nos orgulhou.
Deixo o vídeo para vocês comentarem e tirarem suas conclusões. Grande Ayrton!!! QUE SAUDADE!!!

terça-feira, 19 de julho de 2011

Difusor Soprado: O que é isso??

Bom dia, pessoal.

Muito tem se falado do tal de "difusor soprador" neste ano. Porém, o que é isso?? Muitos ainda não sabem exatamente o que é essa peça que vem sendo o principal assunto de discussão e que até foi banido no último GP, mas acabou por ser liberado para o restante da temporada.
O difusor soprador é uma nova invenção das cabeças pensantes da formula 1 - Os Projetistas - na intenção de buscar mais downforce. Isso se deve pelo banimento do difusor de dois andares, criado em 2009 e objeto de muita discussão também. Mas vamos falar somente do difusor soprador. Esta peça funciona aproveitando os gases que saem do escapamento do motor do bólido. Como estes gases saem com uma pressão considerável, foi modificado a forma do escapamento, para que os gases fossem eliminados junto ao assoalho, assim com um desenho apropriado o difusor pôde aproveitar esta pressão extra vinda dos gases eliminados pelo escapamento, dando maior aderência ao carro.
Ilustrações do difusor soprado:



Espero que tenha esclarecido um pouco sobre este assunto que esta sendo a polêmica do ano na formula 1.
Grande abraço!