terça-feira, 30 de agosto de 2011

Analisando o GP da Bélgica

Beleza pessoal,

Quero pedir desculpas por demorar demais para dar minha opinião sobre este GP, mas tive alguns "contra-tempos".


Pois bem, esta corrida teve alguns nomes que foram destaque. Um deles foi o Brasileiro Bruno Senna (Graças a Deus!), começou errando no treino de sexta-feira, mas fez um classificatório inacreditável, ocupando no final, a sétima colocação. Resultado incrível, dando, inclusive, ânimo a toda a sua equipe. Os outros foram o nosso querido Michael Schumacher e Jenson Button.(Falo deles mais tarde)
Na corrida, vencida por Sebastian Vettel, o que era entusiasmo, transformou-se em decepção. Logo na largada, Bruno errou a freada e acertou em cheio o carro de Jaime Alguersueri (Toro Rosso), fazendo o piloto espanhol abandonar. Bruno teve apenas uma asa dianteira quebrada, podendo continuar na corrida. Terminou em 13o (Tomou um drive though, devido a esta batida), fazendo uma bela corrida de recuperação. Acredito na sua evolução.
Felipe Massa, largando em 4o, novamente decepcionou, sendo amplamente suplantado por seu companheiro de equipe, Fernando Alonso. Começo a perder as esperanças. Parece que o acidente sofrido por ele, ainda em 2009, foi um divisor de águas na sua carreira. Aonde esta aquele Felipe Massa obstinado e agressivo nas ultrapassagens e lutas com os outros competidores?? Eu não sei...
Barrichello continua apanhando da Willians, mas seu companheiro de equipe pontuou. É melhor resolver logo seu contrato para o ano que vem. Há muitos rumores que a Willians vai ter de utilizar outro piloto pagante para poder arcar com os custos do motor Renault para 2012...Perigo!!!



Sobre os outros destaques, palmas para Schumacher! Na pista que estreou à 20 anos atrás, errou no sábado, teve que largar em último e fez um corridaço, chegando em um ótimo 5o lugar. Jenson, saindo de 13o, fez uma ótima corrida e chegou ao pódio - 3o lugar para ele!

Pessoal, acho que é isso. Grande abraço!

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Notícias da Lotus - Renault

Bom dia, pessoal.

Estava me atualizando sobre as notícias da F1 quando me deparei com uma bem interessante. Robert Kubica, da Lotus-Renault, vai se submeter a nova cirurgia para acelerar seu processo de recuperação.
Para quem não sabe, Robert Kubica sofreu um grave acidente em fevereiro deste ano, ao disputar um rally na Itália. Neste acidente, sofreu sérios danos no seu lado direito do corpo.
Acima, foto do estrago após o acidente:

A parte interessante desta notícia recai sobre nós, brasileiros. Explico: Kubica acredita que poderá voltar às pistas em 2012. Porém, caso isso não aconteça ou demore mais do que o previsto, a bola da vez é Bruno Senna. Ele teve duas oportunidades de guiar o carro da equipe e nas duas vezes não fez feio, recebendo elogios da equipe.
Eric Bullier, dono da equipe, tem feito negócios aqui no Brasil e busca parceiros para viabilizar a estréia de Bruno Senna, ainda neste ano, possivelmente no GP Brasil.

Vamos torcer!!

Abraço!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A estréia de Rubinho na Formula 1



Boa tarde, pessoal.

Como estamos nas férias europeias, Formula 1 paradinha, pensei em falar um pouco das carreiras dos Brasukas que estão ou estiveram na categoria máxima do automobilsmo.
Neste primeiro post, falo da estréia do nosso querido (e eterno) Rubens Barrichello.
Estreou na formula 1 pela extinta Jordan, que contava com motores Hart-V-10, no ano de 1993. A corrida de estréia daquele ano se deu na Africa do Sul, circuito de Kayalami, corrida vencida pelo "querido" piloto francês, Alain Prost, que mais tarde se sagraria campeão daquela temporada, seguido pelo saudoso Ayrton Senna, de Mclaren-Ford e Mark Blundell, de Ligier-Renault.
Rubinho, em sua estréia, ficou pelo caminho com problemas de câmbio, na 31a volta. Rubinho faria seus primeiros pontos na temporada (e únicos) no GP do Japão, quando chegou em um ótimo 5o lugar.
Bem, pessoal, resumidamente é isso.
Grande abraço!!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Histórias de um certo Ayrton

Beleza pessoal!

Envio um vídeo que conta os primeiros testes do Ayrton Senna na Formula 1. Vale conferir a  diferença tecnológica daquela época para hoje. Pilotos faziam a diferença. Muito se ganhava no braço!!
Formula 1: Menos tecnologia, mais competitividade...
Grande abraço!!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

GP da Hungria 2011



Analisando o GP da Hungria, disputado sobre condições adversas pude constatar como a fórmula 1 esta competitiva este ano. Várias ultrapassagens, erros, mudanças de estratégia, fizeram esta corrida um espetáculo para os seus fãs.
Vencida pelo surpreendente (de novo) Jenson Button, da Mclaren-Mercedez, que soube "ler" muito bem a corrida e a venceu com autoridade. Novamente sem vitórias - já são três seguidas - a RedBull colocou em segundo lugar Sebastian Vettel, seguido por Alonso - Ferrari que fez uma corrida dentro das suas possibilidades.
Hamilton, que fez uma corrida muito boa, errou e quando voltava À pista, fez uma manobra arriscada que lhe custou uma passagem pelos boxes. Com isso, acabou saindo da briga pela vitória, mas é candidato forte para esta segunda metade do campeonato.
Felipe Massa, novamente decepcionou. Largando na frente de Alonso pela 1a vez no ano, perdeu o lugar para o Espanhol ainda na largada. Algumas voltas depois, rodou  e danificou sua asa traseira. Voltou atrás de carros mais lentos e demorou muito para ultrapassá-los. Teve que se contentar com o 6o posto.
Já Rubens Barrichello, lutou muito e por algum tempo esteve entre os 10 primeiros. Infelizmente apostou nos pneus errados e perdeu muito tempo, acabando num 13o posto. Para a Willians, só resta esperar o ano que vem.

Destaques Top 5

Construtores:

P1 - MCLAREN: Mostrou velocidade o fim de semana todo. Neste ritmo vai incomodar a RedBull;
P2 - REDBULL: Ascendeu o sinal vermelho- 03 corridas sem vitória e Mclaren e Ferrari no retrovisor;
P3 - FERRARI: Bom desenvolvimento, mas ainda falta mais um pouco, tanto do carro como de Felipe          Massa;
P4 - FORCE INDIA: Vem surpreendendo, principalmente com o novato Paul Diresta. Mais um pouco de desenvolvimento e irá incomodar o G4;
P5 - STR: Consegui colocar seus dois pilotos nos pontos. Será que foi apenas pelas condições da corrida? A resposta será dada nas próximas corridas...


Pilotos:

P1 - JENSON BUTTON: NÃO TEM O QUE DIZER. FOI O CARA DA CORRIDA;

P2 - ALONSO: FEZ O QUE PODE, MAS ESTEVE BEM EM TODO O FIM DE SEMANA;

P3 - HAMILTON: VELOZ EM TODO O FIM DE SEMANA, PECOU COM SEU ERRO NA CORRIDA;

P4 - PAUL DIRESTA: MUITO CONSISTENTE EM TODO O FIM DE SEMANA. A FORMULA 1 ESTA DE OLHO NELE;

P5 - SEBASTIAN VETTEL: VEM ENFRENTANDO DIFICULDADES NAS ÚLTIMAS CORRIDAS, MAS CONTINUA MUITO RÁPIDO. TERÁ DOR DE CABEÇA NO RESTANTE DA TEMPORADA;

É isso aí pessoal. Até a próxima!!

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Corrida de Kart na chuva - Velopark

Boa tarde, pessoal.

Resolvi contar para vocês a minha experiência de correr de Kart,ontem à noite. Estava chovendo muito poucos minutos antes da corrida. Achei que não haveria nem como se realizar esta corrida, mas pouco antes de chegarmos par ao nosso horário, São Pedro resolveu ajudar.
Fizemos todos os preparativos iniciais e estávamos todos ansiosos para entrar no Kart e mandar bala, até por que seria a estreia dos equipamentos novos, adquiridos pelo Velopark.
Já tinha corrido no ano passado sob as mesmas condições, mas não consegui aproveitar muito, pois não estava me sentindo bem naquele momento.
Nesta vez, fui me acostumando com o Kart e com a pista logo de início, mas meu querido amigo Atila se acidentou numa das curvas sendo tapado parcialmente pelos pneus de proteção, acabando com a minha classificação. Resultado: Sai em 12o...
Na largada, ganhei várias posições e já estava em 5o,, quando ao atacar o piloto da frente, rodei para evitar o choque. Fui obrigado a esperar todos passarem para que eu pudesse voltar. Depois de uma corrida de recuperação bastante agressiva, cheguei nem 11o, tendo feito a 6o melhor volta, mesmo encontrando adversários mais lentos do que eu...
Adorei a corrida, fui buscando aonde melhorar, como fazer as curvas e sair melhor...Até ataquei as zebras, mesmo com chuva!!
Deixo meus parabéns ao vencedor e aos meus amigos Atila e Ricardo que fizeram uma corrida muito boa e ficaram na minha frente.
Pra quem gosta de velocidade recomendo que experimente correr de Kart. é muito bom!!

Abaixo vai uma fotinho do momento...

Abraço!!



quarta-feira, 27 de julho de 2011

Pega entre Rubinho X Schumacher - GP da Hungria 2010


Coloquei um pega muito legal entre Rubens Barrichello e Michael Schumacher no GP da Hungria do ano passado. Deu o que falar...

Grande abraço!

GP da Alemanha



Bom dia, pessoal.

Hoje vou comentar sobre o GP da Alemanha, que teve a vitória do Inglês Lewis Hamilton.
Foi uma corrida muito boa, com várias ultrapassagens e mais decepções Brasileiras: Rubinho ficou pelo caminho e a Ferrari ferrou de novo com Felipe Massa.
As conclusões que podem ser tiradas deste GP é que Mclaren e Ferrari chegaram na RedBull. Nos treinos ainda há uma superioridade da equipe dos touros vermelhos, mas na corrida os desempenhos se equilibram.
Acredito ainda que as próximas corridas dirão realmente se haverá este equilíbrio, mas acho que a RedBull ainda manda neste campeonato.
Sobre os Brasileiros, Rubinho vem sofrendo com uma Williams muito fraca - o pior desempenho da equipe em toda a sua história - foi obrigado a abandonar a corrida quando ocupava o 13o lugar. Seu companheiro, Pastor Maldonado, chegou em 14o. Acho que já esta de olho na temporada 2012.
Já Felipe Massa fez uma largada muito boa, mas acabou espalhando na primeira curva, devido aos outros carros. Ficou atrás do Nico Rosberg - Mercedez-GP - e demorou para ultrapassá-lo, perdendo contato com os outros. Após superar Nico, conseguiu um bom ritmo que o fez brigar pelo 4o lugar com Vettel - RedBull. Mas daí veio a lambança da Ferrari. Ao parar nos boxes pela última vez, os dois entraram juntos, mas o alemão parou em 3.2 segundos e Massa levou 5.0 segundos. A Ferrari perdeu novamente.
Único alento da Ferrari acabou sendo Fernando Alonso. Brigou muito pela vitória mas acabou ficando com o 2o lugar, seguido de perto por Mark Webber.

Na próxima vou avaliar os pilotos Top 5 e as equipes também.

Então, até lá!! Abraço!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

A primeira do nosso Ayrton Senna

BOA TARDE PESSOAL.
Hoje estava vendo alguns vídeos e achei este da primeira vitória na fórmula 1 do nosso inesquecível Ayrton Senna. Foi no GP de Portugal de 1985, sua primeira temporada na Lotus, que naquele ano contava com motores Renault e era patrocinada pela J. P. Special, com as cores preto e dourado, muito famosa até hoje.
Na primeira do nosso grande Ayrton Senna, tinha que ser com emoção, tinha que ser com chuva!!! E não era pouca! Caia o mundo naquele domingo no circuito de Estoril - Portugal. Ali, começou a ser escrita uma tragetória de vitórias incríveis, sendo muitas no braço mesmo, tendo que superar a diferença de equipamento com o talento natural deste brasileiro que tanto nos orgulhou.
Deixo o vídeo para vocês comentarem e tirarem suas conclusões. Grande Ayrton!!! QUE SAUDADE!!!

terça-feira, 19 de julho de 2011

Difusor Soprado: O que é isso??

Bom dia, pessoal.

Muito tem se falado do tal de "difusor soprador" neste ano. Porém, o que é isso?? Muitos ainda não sabem exatamente o que é essa peça que vem sendo o principal assunto de discussão e que até foi banido no último GP, mas acabou por ser liberado para o restante da temporada.
O difusor soprador é uma nova invenção das cabeças pensantes da formula 1 - Os Projetistas - na intenção de buscar mais downforce. Isso se deve pelo banimento do difusor de dois andares, criado em 2009 e objeto de muita discussão também. Mas vamos falar somente do difusor soprador. Esta peça funciona aproveitando os gases que saem do escapamento do motor do bólido. Como estes gases saem com uma pressão considerável, foi modificado a forma do escapamento, para que os gases fossem eliminados junto ao assoalho, assim com um desenho apropriado o difusor pôde aproveitar esta pressão extra vinda dos gases eliminados pelo escapamento, dando maior aderência ao carro.
Ilustrações do difusor soprado:



Espero que tenha esclarecido um pouco sobre este assunto que esta sendo a polêmica do ano na formula 1.
Grande abraço!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Melhor volta de todos os tempos


Que volta do nosso querido e saudoso Ayrton Senna!
Quem gosta curte esse vídeo.
Valeu, gaelra!

O que há com Felipe Massa?

Abro esta postagem com várias dúvidas sobre o assunto:Felipe Massa.
A primeira é: Por que um piloto que vinha se destacando em anos anteriores despencou tanto de rendimento??
Poderia ser o acidente sofrido em 2009?? Ou então não esta sabendo lidar com a superioridade do companheiro de equipe, o  espanhol bicampeão Fernando Alonso?? Ou quem sabe o carro da Ferrari não lhe agrada??
Todas as respostas são: Não sei! Ao que me parece pode ser algo psicológico. Sempre gostei da "tocada" do Felipe, sempre agressivo, não dando moleza pra ninguém. Acreditava que, ao ver suas corridas, estava diante do novo campeão brasileiro de Formula 1.
O que esta faltando ao Felipe, ao meu ver, é renovar as esperanças, uma nova motivação. O acidente e a parada de 6 meses prejudicaram sim. Mas Felipe tem um dom, uma velocidade natural que ele sabe que tem e tem mais para dar. Quero ver um Felipe Massa de novo no alto do pódio, vibrando, mostrando a bandeira Brasileira e nos orgulhando novamente. falo isso pois sei que ele tem este potencial.
Ao Felipe desejo que busque reencontrar suas forças e crer novamente que têm tudo para lutar para ser o número 1 da maior categoria do automobilismo.
Obrigado, Gente!

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Comentando o Grande Prêmio de Silverstone

Boa tarde, amigos, adoradores do cheiro de borracha queimada. Brincadeira.
Pessoal, hoje este Post vai para comentar a corrida de ontem, em Silverstone.
Para quem viu, deve ter pensado o mesmo que eu: Este campeonato já esta ganho para a RedBull e para o Vetell. Chato, né? É muito cedo para ter um campeonato decidido. Vimos também que a Ferrari e a Mclaren estão mais próximas.Ferrari, só mesmo Alonso, pois o nosso Felipe Massa não vem tendo um grande desempenho, isso já desde o fim de 2008. Tempinho...
No mais, o nosso Rubinho Barrichello continua sofrendo com a Williams e parece que este carro não tem mais jeito. Melhor pensar em 2012. Lotus, Mercedes, Force India e Sauber, estão mantendo o mesmo desempenho de outras corridas. Destaque para Paul DiResta. Este fez um corridassa, mesmo deixando um pedaço do bico pelo caminho, chegou em Sexto.
Lewis Hamilton, fez uma grande largada, passou vários carros, se passou - saiu da pista duas vezes - e saindo de décimo conseguiu chegar em quarto (teve que poupar gasolina nas últimas 10 voltas). Ponto pra ele que vinha só ganhando destaque com suas entrevistas polêmicas.
Alonso foi perfeito, largou bem e soube aproveitar todas as oportunidades que teve, inclusive aquela sorte de campeão. A RedBull que vinha perfeita nos boxes errou (feio) e entregou para a Ferrari a primeira vitória do cavalinho rampante no ano de 2011.
Bem, resumidamente é isso. Obrigado pessoal.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Williams: Reeditando parceria vitoriosa

Nesta semana tivemos a notícia de que sera reeditada mais uma parceria vitoriosa na F-1: Trata-se da Williams Renault, campeã de 6 títulos de construtores e 4 títulos de pilotos, entre 1992 e 1997.
Foi justamente após o ano de 1997 que começou o declínio da Williams, somente interrompido pela parceria junto a BMW. Porém esta parceria não vingou e levou novamente esta equipe ao pelotão intermediário do grid.
Não só com o motor, mas também com uma grande reestruturação na área técnica, a Williams pretende dar o salto de qualidade que imaginava ter dado neste ano.
Acredito que a Williams vai ter um grande ganho com esta parceria. Porém não será em apenas um ano que a Williams voltará a disputar campeonatos novamente. Ano que vem eles serão mais fortes a ponto de lutar para ser a  4a equipe do campeonato. Mais que isso, terá que trabalhar muito duro.
Vamos ver se veremos a Williams resurgir das cinzas...Seria uma pena ver esta equipe ter o mesmo fim de outras equipes que já saíram do esporte, tendo uma história tão bonita como a Williams tem.
Grande abraço.

Como começou em mim este vício chamado Formula-1

Bom dia, pessoal.
Resolvi comentar como comecei a me interessar sobre a F-1 e posso dizer que deve ser parecido com a história de muitos amigos que realmente gostam deste esporte.
Tudo começou em meados do ano de 1985, quando eu, apenas uma criança de 8 anos, fui apresentado ao maior ícone do esporte a motor do mundo.
Meu pai estava fazendo um churrasco, como fazia em vários domingos. Me lembro bem que, na hora em que ele serviu o almoço, ligou a TV e adivinha só o que estava passando?? Formula 1 !! Tinha um tal de carro preto com dourado, piloto com capacete amarelo, guiando muito, mas muito mesmo!! Descobri o nome dele: Ayrton Senna, Brasileiro. Que pilotagem!! E isso que era nítido: Não tinha o melhor equipamento. Quem mandava naquela temporada era as Willians e as Mclarens.Faziam parte daquela temporadas pilotos como Nigel Mansell, Nelson Piquet, Alain Prost...
Então, foi como um choque. a partir dali, eu não larguei mais. Seja dia, seja noite. Não importa horário, não importa nada! Formula 1 é o meu vício à 26 anos!

BOAS VINDAS

BEM VINDO AMIGO, QUE GOSTA E SEGUE NOTÍCIAS E COMENTÁRIOS SOBRE FORMULA 1.
CRIEI ESTE BLOG POR SENTIR A NECESSIDADE DE COMENTAR NOTÍCIAS SOBRE A F-1, BEM COMO RELEMBRAR A HISTÓRIA DA MAIS IMPORTANTE CATEGORIA DO AUTOMOBILISMO MUNDIAL. NESTE BLOG, IREI COMENTAR SOBRE EQUIPES, PILOTOS, NOTÍCIAS RECENTES, RIVALIDADES, ENFIM, TUDO SOBRE ESTE ASSUNTO QUE ME FASCINA: FORMULA 1.
OBRIGADO A TODOS E ESPERO QUE GOSTEM. COMENTÁRIOS E CR´TICAS CONSTRUTIVAS SÃO SEMPRE BEM VINDAS.
GRANDE ABRAÇO!